BRAGA PASSEIA PELA ARQUEOLOGIA NAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
9 sept 2010
BRAGA / VIGO ( É BRAGA!! - Redacción )
A Câmara Municipal de Braga vai associar-se à próxima edição das Jornadas Europeias do Património promovendo, a 24 de Setembro, um passeio a pé por alguns dos espaços de maior relevo no contexto do património arqueológico urbano.
Dirigido particularmente a alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, este passeio – que pretende responder ao tema das jornadas: “Património, um Mapa da História” – compreende a resposta a algumas perguntas que a organização formulou neste contexto, bem como a execução de tarefas que então vão ser sugeridas aos participantes.
O passeio – que obriga a uma inscrição prévia, entre 8 e 21 de Setembro – vai privilegiar os núcleos museológicos das Termas Romanas do Alto da Cividade e da Fonte do Ídolo.
O Munícipio, através da sua Divisão de Renovação Urbana, inclui ainda no programa das Jornadas Europeia do Património a promoção de mais uma edição do Concurso de Fotografia com Máquinas Descartáveis, subordinado precisamente ao tema “Os Espaços Urbanos do Centro Histórico cuja regeneração vai acontecer no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional”.
As inscrições no passeio pelo património urbano devem ser feitas junto do Gabinete Municipal de Arqueologia (253203150 ou arqueologia@cm-braga.pt) ou dos núcleos museológicos das Termas Romanas do Alto da Cividade (253278455 ou termas.romanas@cm-braga.pt) e da Fonte do Ídolo (253 218011 ou fonte.idolo@cm-braga.pt).
Já a inscrição prévia no concurso de fotografia – cuja captura de imagens está definida para o período entre 15h00 de 25 de Setembro e as 17h00 do dia seguinte – deve ser feita junto da Divisão de Renovação Urbana (253203150) ou do Museu da Imagem (253278633).
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, promovida com a intenção de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património.
Cada um dos 50 países participantes elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, de acesso gratuito, programa coordenado pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar, IP). Desta forma se pretende inovar nas visitas clássicas aos locais patrimoniais, aprofundando o envolvimento do visitante para lá da atitude distante da observação.