Braga já conta com o primeiro posto da rede nacional integrada de carregamento para veículos eléctricos
24 sept 2010
BRAGA / ( É BRAGA!! - Redacción ) A cidade de Braga conta a partir de já (desde quarta-feira, 22 de Setembro) com o primeiro posto da rede nacional integrada de carregamento para veículos eléctricos, localizado na Praça do Município, frente aos Paços do Concelho.
A rede “MOBI.E”, que em Junho último apresentou o primeiro posto no Parque das Nações - Lisboa, dá cumprimento ao Programa para a Mobilidade Eléctrica, que visa criar as condições para a massificação do veículo eléctrico.
Para Braga, cidade integrada na fase-piloto, esta rede nacional tem planeada a instalação de mais 14 postos até ao final do ano, procurando chegar à meia centena de postos até ao final de 2012.
O Programa para a Mobilidade Eléctrica tem particular enfoque no utilizador, garantindo-lhe equidade e universalidade no acesso ao carregamento, independentemente do comercializador escolhido, asseguradas que estão as condições técnicas de inter-operabilidade das diversas marcas e modelos de veículos e das baterias e sistemas de carregamento.
Portugal é dos primeiros países do mundo a desenvolver uma política integrada para a mobilidade eléctrica e uma rede de carregamento de âmbito nacional. Neste âmbito, Administração Central, empresas, universidades e centros tecnológicos têm vindo a colaborar no sentido de posicionar Portugal como país pioneiro no desenvolvimento e adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade sustentável, aproveitando as vantagens da energia produzida a partir de fontes renováveis.
A rede “MOBI.E” reforça este pioneirismo, propondo-se ir mais além dos 1350 pontos de carregamentos a instalar. O carregamento de veículos eléctricos vai chegar também aos condomínios privados e aos edifícios públicos, vai chegar ainda aos parqueamentos privados de acesso público, grandes superfícies comerciais, supermercados, aeroportos e chegará também aos postos de abastecimento de combustíveis, sobretudo aos que se encontram nas vias de ligação entre os principais centros urbanos.
O acesso ao “MOBI.E” é feito com um cartão próprio, que dá cesso a qualquer posto da rede de carregamento aberta e universal, ou seja, compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível em qualquer ponto do país e em diversos locais.
O “MOBI.E” é já uma referência para a Europa, uma vez que os princípios do programa inspiraram a assinatura de uma declaração de princípio pelos vários ministros da Economia de Portugal, Espanha, França e Alemanha, em prol do veículo eléctrico.
A credibilidade do programa mereceram também a confiança de parceiros internacionais, em especial da aliança “Renault-Nissan” e da “Siemens” que assinaram um Memorando de Entendimento com o Governo no sentido de colaborarem com o “MOBI.E”.