Opinión : 7 años creciendo,
7 años conocido por el Mundo adelante... ya no solo en España saben del S.C.Braga
17 mar 2010
Entusiasmo produz e inspira confiança
por Karl*
Nos últimos anos, desde 2003, o Braga deixou de ser uma equipa que luta pela manutenção para ser uma equipa que luta pelo campeonato. Um grande trabalho feito pelo Presidente A. Salvador que não só conseguiu a estabilização e progressão financeira do clube, mas também a contenção de custos, mesmo que não tenhamos o poder de compra de outros clubes.
Por vezes os adeptos foram criticados por não terem aparecido nos jogos, mas muitos, por dificuldades económicas, não podem ir sempre.
Tivemos mais de 30 mil adeptos no jogo com o Marítimo em casa e cerca de 3 mil no Porto e temos dos adeptos que acompanham em maior número a sua equipa fora de portas. Quantas equipas levam 3 mil adeptos fora? Quando o pó assentar, o Braga terá sempre os seus 12 mil leais adeptos, adeptos apaixonados que vivem cada pontapé na bola, que passam a semana à espera do vício que é o Sporting Clube de Braga. Este lote de adeptos leais está a engrossar entre as camadas mais jovens da nossa cidade. Para nós que vivemos o Braga há muitos anos e sofremos com épocas menos boas, isto é visível. É por isso que devemos continuar com incentivos para trazer novos adeptos e adeptos mais novos ao nosso Estádio. Só veremos o verdadeiro “valor” destes adeptos mais novos em 5 ou 10 anos quando começarem a ter idade para irem aos jogos sem os pais.
O entusiasmo que vivemos este ano também foi transmitido aos jogadores.
O injusto castigo aplicado ao Vandinho vai ter um efeito galvanizador entre os jogadores. Eles sabem que nós os apoiamos a 100%!
A solidariedade dos adeptos para com o grupo de trabalho já tiveram o seu efeito na forma como o Luís Aguiar celebrou o golo contra o Marítimo. O entusiasmo dos adeptos nos últimos anos inspirou os jogadores a fazerem coisas fantásticas.
Quem esteve em Paris nas competições europeias da época passada pode testemunhar o carinho e o apoio dos milhares presentes no estádio do PSG. Todos os dias cresce o número de adeptos dentro e fora de portas e até internacionalmente. Muitos dos meus amigos portugueses que vivem fora de Portugal têm mudado a sua opinião e começam a seguir o clube da terra dos seus pais ou até da terra que os viu nascer.
Em muitos websites de apoio ao Sporting de Braga há adeptos que residem em cerca de 30 países dos 5 continentes. Chineses, Colombianos, Argentinos, Australianos, Angolanos, Peruanos e Mexicanos são exemplos das nacionalidades dos adeptos que se juntaram ultimamente no apoio ao nosso grande Clube.
Este apoio que vem dos 4 cantos do Mundo devia ser aproveitado pela Direcção como uma ferramenta para novas oportunidades. Quando o Braga chegar finalmente à Liga dos Campeões, o nosso SC Braga e os jogadores vão encher colunas dos jornais por todo o Mundo ao lado de “Barcelonas” e de “Manchesters”.
Devemos estar confiantes. Começamos o último terço da época a jogar em casa enquanto os nossos adversários directos vão jogar em campos considerados difíceis. O final deste terço de época não é fácil para nós, mas o Porto e Benfica têm jogos extremamente difíceis e a sua continuidade na Europa vai provocar alguma fadiga…
Temos inúmeras razões para estarmos confiantes. Temos um lote de excelentes jogadores cujo sonho é o mesmo que o nosso. Ser a primeira equipa fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto a ganhar um campeonato! Podemos ser a terceira cidade do País, mas este ano reinaremos no primeiro lugar de uma das coisas mais importantes na vida dos portugueses! Quero ver o Braga Campeão!
(*) Karl es el nick del webmaster y editor de una weblog excelente, sobre el S.C.Braga, publicada en lengua inglesa, de magnífico diseño y cuidada elaboración.
Precisamente, en fechas próximas, Karl volverá a ocupar estas columnas de nuestra weblog É Braga!! para contarnos su experiencia al frente del magnífico site que edita bajo el título de PLANET BRAGA y al que pueden acceder PULSANDO AQUI