Município de Braga desconta nos passes de maio prejuizos da greve nos "TUB"
7 abr 2010
BRAGA / VIGO ( É BRAGA!! : e vamos todos a ganhar. ) M
A Câmara Municipal de Braga deverá aprovar amanhã (quinta-feira, 8 de Abril) um desconto extraordinário nos passes dos Transportes Urbanos de Braga relativos ao mês de Maio. A proposta integra a agenda da reunião ordinária do Executivo, que acontece a partir das 09h30 no salão nobre dos Paços do Concelho.
Já aprovada pelo Conselho de Administração da transportadora municipal, tem em conta a greve realizada a 22 e 23 de Março, que levou à não realização dos serviços regulares previstos para esses dois dias.
Apesar de os serviços mínimos terem sido definidos pelos ministérios competentes, para assegurar as necessidades básicas de transporte, diz a Administração que eles foram boicotados pelos trabalhadores que promoveram a greve.
Assim, tendo em conta que os utentes validaram os seus passes no pressuposto de beneficiar dos serviços durante todo o mês, tendo em conta «o elevado número de reclamações», considerando «a necessidade de prosseguir a estratégia de fidelização dos clientes» e avaliando «o saldo financeiro resultante das poupanças e prejuízos resultantes da greve», o Conselho de Administração submete à Câmara Municipal a proposta de concessão de um desconto extraordinário aos titulares de passes.
Tal desconto – adianta-se – deverá ser de 5, 01 por cento, «aplicável exclusivamente ao tarifário do mês de Maio, cujo período de carregamento ocorre entre 21 de Abril e 20 de Maio». ( SIGA LEYENDO, prema no READ MORE) -----
DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 2009
Na reunião ordinária de amanhã, o Executivo aprecia igualmente os Documentos de Prestação de Contas e o Relatório de Actividades da Câmara Municipal relativos a 2009, nos quais se lê, por exemplo, que, «concluído o mandato 2005/2009, é justo afirmar que Braga se assume como uma cidade média de refeência no contexto europeu, fruto do desenvolvimento de um modelo sustentado que privilegiou a correcção de um sem número de assimetrias, viando a generalidade das infraestruturas básicas, criando e sustentando a oferta de uma rede integral de transportes, operando uma intervenção profunda na estrutura de viação rural, e, mais recentemente, a requalificação global de espaços e edifícios públicos, com particular incidência no parque escolar e nos espaços de excelência urbana».
Quanto ao orçamento, lê-se também que «a taxa de execução da receita atingiu os 79,7 por cento, com um total arrecadado de €96 847 915, mais 15,9 milhões de euros do que em 2008».
Na agenda incluem-se ainda os procedimentos para concursos comuns para contratação de um assistente técnico na área do Turismo; cinco assistentes técnicos para o Parque Municipal de Campismo; 45 assistentes operacionais para limpeza, vigilância e recepção nas piscinas municipais; e 12 nadadores-salvadores para as piscinas municipais e praias fluviais.
Por último, a vereação aprecia o Relatório de Avaliação do Estatuto do Direito de Oposição.