>>

En aras de un funcionamiento más adecuado y de mayor rapidez de actualización diaria, así como la posibilidad de ofrecer varias y diferentes visualizaciones de nuestro site, hemos decidido dar continuidad a nuestro esfuerzo informativo en relación al Sporting Clube de Braga, en la dirección que sigue, a la que pueden acceder haciendo click sobre esta url :

Braga : na Videoteca Municipal (Rua do Raio), apresentação pública do “Plano de Pormenor do Monte Picoto”

25 may 2010

BRAGA ( É BRAGA!! - Redacción ) O Vereador da Gestão Urbanística, Renovação Urbana, Planeamento e Ordenamento na Câmara Municipal de Braga procede quinta-feira (27 de Maio), ao final da tarde (19h00), na Videoteca Municipal (Rua do Raio), a uma apresentação pública do “Plano de Pormenor do Monte Picoto”, documento que se ora se encontra em discussão pública.
A iniciativa de Hugo Pires – que se faz acompanhar então por técnicos da Direcção Municipal de Planeamento e Ordenamento – responde à solicitação que nesse sentido lhe foi dirigida pela Junta de Freguesia de São José de São Lázaro.
Aberta à população, pretende servir igualmente para suscitar a discussão pública e recolher contributos que então possam ser apresentados pelos participantes.
O Plano de Pormenor do Monte Picoto, em discussão pública por 22 dias, enquadra a prevista intervenção num espaço com cerca de 22 hectares, localizado no topo sul da Avenida da Liberdade, sobranceiro ao centro da cidade. (prema read more para ler mais)

A ideia que preside a este plano é a criação de um parque público, que engloba não só a área integrada no antigo Plano de Pormenor do Monte Picoto, classificada como espaço florestal no Plano Director, mas sim ampliada à totalidade da área florestal.
Com este processo pretende-se redefinir a respectiva área, projectando um espaço verde de utilização colectiva que potencialize as características naturais de todo o Monte Picoto, localizado num ponto referencial e privilegiado da cidade.
O novo plano compreende um novo arruamento de ligação entre as estradas nacionais 101 e 309, já previsto no Plano Director Municipal em vigor.
Fundamentando a proposta, é referida a necessidade de criar «um parque público de grandes dimensões junto ao centro da cidade, para usufruto livre, salvaguardando a totalidade do monte», bem como a «urgência de revitalização» daquele espaço, «uma das principais referências da cidade, que se encontra desprezado e é alvo de utilizações marginais».
É invocada igualmente a criação de «uma unidade autónoma correspondente à totalidade da área florestal do monte com um programa de equipamento público, dissociado da área urbana situada no seu sopé», a mesma que implica exclusivamente com o plano de pormenor primitivo.
Nesta fundamentação é ainda abordado o «relacionamento do Parque de São João da Ponte com a totalidade do Monte do Picoto»; a «manutenção do percurso pedonal de ligação entre a capela de São João e a nova capela a São Cristóvão, a implantar no topo do monte»; a «aquisição de todos os terrenos florestais de propriedade privada, não só os parcialmente integrados no antigo plano de pormenor, mas a totalidade dos prédios dentro do novo plano, onde se incluem já os terrenos de posse municipal, que representam um terço da área ampliada»; e a «necessidade de renovar e criar uma área relevante de estrutura ecológica urbana, apoiada por equipamentos que garantam a sua revitalização».
Além da via a executar na meia-encosta – que ligará a Estrada Nacional 101, junto ao Estádio Primeiro de Maio, e a Estrada Nacional 309, junto à capela de Santo Adrião –, a proposta para o Parque Urbano do Monte Picoto aponta para uma intervenção paisagística e de tratamento das zonas verdes; a construção de restaurante-bar, com esplanada; uma praça multi-funções, com anfiteatro; um centro de lazer e desportos radicais; uma biblioteca; um “garden-zoo”; percursos pedonais e ciclovias; passadiços e parqueamento automóvel; um mirante e um parque de merendas; jardins d’arte; vários jardins temáticos (labirinto, exótico e sazonal); parque infantil; terreiro de jogos tradicionais; e o “recinto dos sentidos” (som, visão, tacto, olfacto).
A proposta ora em discussão pública obteve já o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Publicar un comentario

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP