>>

En aras de un funcionamiento más adecuado y de mayor rapidez de actualización diaria, así como la posibilidad de ofrecer varias y diferentes visualizaciones de nuestro site, hemos decidido dar continuidad a nuestro esfuerzo informativo en relación al Sporting Clube de Braga, en la dirección que sigue, a la que pueden acceder haciendo click sobre esta url :

"E agora , Braga?", intesante artículo de RIC, administrador del afamado site SuperBraga.com

27 ago 2010

A presença na Liga dos campeões é , claramente, o ponto mais alto da vida desportiva deste clube. Mesmo sem ter ganho mais algum “caneco” desde 66 (salvo a placa da intertoto) , esta qualificação para os 32 melhores da Europa futebolística atira o Braga para a galeria dos imortais.
Mais do que um “euromilhões” , a Champions atira o Braga para a afirmação europeia e a (re)afirmação nacional (esta bastante mais difícil de incutir tamanha é a tacanhez do nosso pais desportivo).
Agora é tempo de desfrutar. É tempo de saborear, minuto a minuto, as emoções de Sevilha, de recordar o 1º, 2º e seguintes golos do nosso Enorme clube no calado Sanchez Pijuan, reduto mítico da selecção campeã mundial e de um dos mais representativos clubes espanhóis.
Agora é tempo de (re)viver as emoções que se espalhavam entre todos os braguistas que, no fundo, sempre acreditaram…
Agora é tempo de exultar pelo grupo magnifico de profissionais que honram a camisola que antes fora de Zé Maria, Estêvão, Perrichon, Garcia,Artur ou Chico Gordo…
Agora é tempo de (também) parar para perceber o que pode mudar na vida deste “braguinha”, há muito já crescido e “bragão”…
O Braga passou o patamar dos milhões. Está na lista dos senhores da Europa e esta participação , que se espera digna e próspera, pode marcar a criação de “um novo SCBraga”.
Tenho para mim que dificilmente o “novo SCBraga” se poderá ofuscar e envaidecer pelo tilintar dos milhões. Com os seus líderes a manterem uma postura humilde e de trabalho, este clube continuará a nortear-se pela intransigente conduta de honestidade desportiva e equilíbrio financeiro. A apostar sem olhos vendados, ciente que nem tudo serão maravilhas mas confiante num futuro risonho e sempre em crescendo.
Foi João Gomes Oliveira que disse no seu mandato que o clube, dentro de 10 anos poderia ser campeão. Soubesse crescer como está a fazer e que o “sistema” não ofuscasse a verdade desportiva.
Podemos não estar, ainda, perto de ser campeões. Mas estamos na luta, crescemos desportivamente e merecemos ser, para já, candidatos…
Mas estamos agora como disse, numa fase decisiva na vida do clube.
Pelos milhões que vão entrar no clube e porque o desporto neste nível depende muito do vil metal, poderá o Braga embandeirar em arco e ter “mais olhos que barriga”?
O mais natural, neste cenário, seria o delapidar de um projecto consistente e seguro. Não me parece que seja este o trajecto futuro do Braga, conhecendo o pensamento do presidente e da direcção da SAD.
Com os euros arrecadados, Salvador dará mais um ou outro presente a Domingos mas não veremos um “Braga novo rico”. Porque prefere estruturar-se e crescer minorando os fossos que o separam dos 3 habitués do nosso futebol.
Poderá a Europa render-se a uma equipa que no panorama nacional não pode ter sucesso? É bem possível mas estou convicto, que mais tarde ou mais cedo, nem os “túneis” serão capazes de obstruir o percurso firme de um Enorme clube.
Então … e agora Braga?
Primeiro, como disse acima, deixem-nos desfrutar…
E hoje mesmo, devemos começar a pensar no dia seguinte de forma a rentabilizar as mais-valias deste momento.
Dentro de 2 semanas começaremos a ver no Axa e a medir forças na Europa com colossos do futebol do velho continente. Se desportivamente, podemos (ainda) não ter recursos para ombrear de igual para igual com Messi´s e Ronaldo´s podemos “fazer figura” e ter motivos para chamar ás nossas cores, milhares de adeptos entusiasmados por um patamar nunca alcançado pelo clube bracarense.
Se temos “ópera” da melhor, teremos também os melhores espectadores. E entre estes, muitos quererão repetir, repetir e repetir … Pode estar na calha a expansão do número de associados. Saiba o clube cativar estes novos adeptos dando-lhes condições, apoio e fazendo do AXA a “nova Sé de Braga” onde a fé e a confiança coexistam e onde os adeptos encontrem “refúgio” para as suas vidas. Para tal teremos de mudar modos e conceitos e tornar o AXA apetecido. Não podemos é virar as costas a estes novos apoiantes e manter tudo como estava…
Outra questão importante é capitalizar os milhões arrecadados no equilíbrio desportivo da equipa. Esquecer o reforço e continuar apenas a apostar no “custo zero” pode, a médio prazo, ser um fiasco… porque os melões nem sempre saiem bons….por muito experiente que seja o comprador...
Importante , será também voltar a questionar a Academia.
O clube , na sua politica actual, manifesta maior apetecência para investimentos com algum presente mas de bons recursos futuros. Com os milhões, repensar a Academia como projecto de fundo para a prospecção e afirmação futura do clube deverá estar continuamente em equação e os milhões podem dar uma ajuda.
Paralelamente , deveremos estar atentos aos recentes acontecimentos que me parecem ser situações meticulosamente pensadas e que estão a denegrir o estatuto do adepto braguista.
Hoje, os adeptos já nem podem festejar sem aparecer um qualquer problema de violência associada. È nestes fenómenos de massas, nos grandes momentos de exaltação clubista que uma colectividade cresce em apoiantes.
Qual o miúdo que fica indiferente perante a expontaneadade de uma festa como a vivida na passada terça-feira? Que melhor motivo de divulgação da causa braguista que a exaltação de um feito desportivo? Ao apareceremos sempre associados a problemas com a policia, estamos a matar a “nossa galinha de ovos de ouro”, a cercear a possibilidade de continuarmos a ter amanha (como tivemos esta semana) entre milhares de adeptos, centenas de senhoras e menores a exultar pelo seu clube.
Aos poucos, e no meu entender, isto não é ocasional. Estão a meter-se com o Braga. A procurar associar adeptos braguistas a adeptos trauliteiros e violentos. O que não é verdade nem pouco mais ou menos. Hoje, numa qualquer festa braguista há sempre um “iluminado” que manda avançar a Policia de Intervenção. Com estas conotações, vamos matando as nossas aspirações de poder crescer , de nos assumirmos. Hoje somos milhares a festejar mas amanha quem levará os seus filhos a um evento destes?
Caberá ao SCBraga e responsavéis da sociedade civil acabar com esta “perseguição”. Não somos santinhos nem nunca seremos mas sempre capazes de saber manter a postura quando apenas está em causa o nosso maior amor.
Termino com uma chamada de atenção aos responsáveis do clube/SAD para que nesta euforia não descurem as modalidades amadoras. Verdadeiro formador desportivo e humano, o Braga não pode nunca abandonar o seu perfil eclético que interactua com a sociedade e sobretudo com a nossa juventude. Na hora da alegria, também estes merecem um quinhão dos milhares da Champions…

RIC

Publicar un comentario

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP