>>

En aras de un funcionamiento más adecuado y de mayor rapidez de actualización diaria, así como la posibilidad de ofrecer varias y diferentes visualizaciones de nuestro site, hemos decidido dar continuidad a nuestro esfuerzo informativo en relación al Sporting Clube de Braga, en la dirección que sigue, a la que pueden acceder haciendo click sobre esta url :

Cámara Municipal de Braga promueve el consumo de frutas entre los niños

16 oct 2010

BRAGA / VIGO ( Joao Paulo Mesquita / É BRAGA!! - Redacción )
O Mercado Abastecedor da Região de Braga, com o apoio e participação da Câmara Municipal de Braga, apresenta terça-feira (19 de Outubro, 10h30), em Celeirós, o programa “5 ao Dia”, iniciativa que visa a promoção, junto das crianças com idade entre os 7 e os 12 anos, do consumo de fruta e de produtos hortícolas.
O programa pretende sensibilizar para uma alimentação saudável, promovendo hábitos preventivos de doenças crónicas associadas a uma alimentação desregulada, nomeadamente a obesidade.
A par de representantes das entidades promotoras, a sessão de apresentação regista a participação activa de um grupo de meia centena de crianças do terceiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de uma escola de Braga, que, após visita ao Pavilhão de Horto-Frutícolas do MARB, desenvolve a acção “Nunca na Vida Comerei Tomate, Salada de Frutas e Semearei Feijão”.
A circunstância, aproveitada pelas entidades promotoras para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, contextualiza igualmente a apresentação pública da “Associação 5 ao Dia”, parceria a quem compete a coordenação deste programa em todo o país.
Na região norte, ao Mercado Abastecedor da Região de Braga associaram-se já a Administração Regional de Saúde do Norte, Direcção Regional de Educação do Norte, Câmara Municipal de Braga, Escola de Psicologia da Universidade do Minho, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima/Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e a Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação.
Assim, na sessão de apresentação do “5 ao Dia” estão confirmadas as presenças do Presidente do Conselho de Administração do MARB, Rui Serôdio; da Vice-Presidente da “Associação 5 ao Dia”, Maria José Tropa; do Director-Geral do MARB, José Gomes; do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, da Vereadora da Educação, Palmira Maciel; do Presidente do Conselho de Administração da ARS/Norte, Fernando Araújo; do Director Regional de Educação do Norte, António Leite; do Vice-Presidente da Escola de Psicologia da UM, Paulo Machado; e do Director da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Jorge Agostinho.

Conforme referido, o programa “5 ao Dia” – que está já a ser desenvolvido por outros mercados abastecedores do país – pretende induzir o consumo diário de, pelo menos cinco porções de frutas e hortícolas, com o fim último de potenciar uma alimentação saudável e assim contribuir para a prevenção de doenças crónicas associadas a maus hábitos alimentares.
São seus destinatários privilegiados as crianças em idade escolar, designadamente os da faixa etária entre os 7 e os 12 anos, os seus encarregados de educação e professores.
Procurando uma alteração de mentalidades quanto aos hábitos alimentares, com a intenção primeira de prevenir doenças como a obesidade, o “5 ao Dia” passa por uma campanha de comunicação institucional; por acções em escolas do Ensino Básico e Secundário, enquadradas no Programa de Enriquecimento Escolar; por conferências de especialistas em nutrição; e por visitas escolares ao Mercado Abastecedor da Região de Braga.
Refira-se, neste contexto, que a obesidade, considerada um flagelo mundial com maior incidência nos países desenvolvidos, tem registado um preocupante aumento nas últimas décadas.
Apesar da informação constantemente disponibilizada, apresenta-se ainda diminuta a sensibilização para este problema, que a Organização Mundial de Saúde entende como a epidemia do século XXI e cujas consequências reais, a curto e longo prazo, parecem passar despercebidas à maioria da população.
De facto, os maiores problemas relacionados com a obesidade infantil não se ficam, de todo, pela questão estética: na realidade, as crianças com excesso de peso têm tendência para se tornar adultos obesos, apresentando precocemente doenças graves, nomeadamente do foro cardiovascular, respiratório, desregulação dos níveis de colesterol e de triglicéridos, diabetes tipo II, alguns tipos de cancro e má formação do esqueleto.
É também de salientar o não menos importante factor psicológico, já que as crianças com evidente excesso de peso são vulgarmente motivo de rejeição por parte dos colegas, o que pode desencadear a sua depressão e isolamento.
Para inverter esta tendência impõe-se uma mudança de atitude por parte dos educadores, que devem ter bem presentes os verdadeiros riscos de uma alimentação desequilibrada, ou seja, onde faltem a fruta, os legumes, o peixe e as fibras. Eis, pois, por que é que “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia”.

Publicar un comentario

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP