Este jueves (21,00 h.e.), en Kiev : Dínamo-Sporting de Braga, con las semifinales de Europa League en el horizonte
6 abr 2011
É BRAGA !! - Redacción. [Braga] [Vigo]
La expediciòn del Sporting de Braga está ya desde entrada la tarde de este miércoles en Kiev, a la espera del partido de este jueves (21,00 hora española) ante el Dínamo ucraniano. Un partido complicado pero que el Braga afronta con enorme ilusiòn y el pensamiento en una hazaña cual sería llegar a semifinales de la Europa League. Gran expectaciòn pues ante este encuentro tan importante.
Braga: presidente espera triunfo em Kiev
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, espera que a sua equipa alcance uma vitória fora na quinta-feira diante do Dínamo Kiev, para os quartos-de-final da Liga Europa.
«É uma eliminatória muito difícil porque jogaremos contra um grande adversário. Mas conhecemos as nossas capacidades e faremos tudo para conseguir um bom resultado, que passa pela vitória. O importante é marcar golos em Kiev», afirmou António Salvador antes do embarque no aviao que partiu do aeroporto de Pedras Rubras. O dirigente salientou ainda que, «nos jogos de maior dificuldade, esta equipa tem mostrado muita ambição e carácter».
NA RTP
Como lembrou hoje a RTP numa reportagem especial sobre o Braga, numa época em que já ultrapassou uma série de "missões impossíveis", o conjunto "arsenalista" vai em busca de mais uma, no que vai ser a sua primeira presença de sempre nos quartos-de-final de uma prova europeia.
Depois de ser ter ficado pelos "oitavos" em 2006/2007, face ao Tottenham, e em 2008/2009, frente ao Paris Saint-Germain, os "Guerreiros do Minho" já fizeram história.
Aliás, 2010/2011 tem sido a época de todos os recordes para o Sporting de Braga, nomeadamente no número total de vitórias, que já se cifra em oito, contra as sete (Taça Intertoto à parte) de 2008/2009, com Jorge Jesus.
Depois do inédito segundo lugar conquistado a época passada no "nacional", que só perdeu na última jornada, para um "grande" Benfica, ninguém previa que o conjunto minhoto chegasse sequer à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Na terceira pré-eliminatória, o "onze" de Domingos teve logo pela frente o Celtic e começou a fazer história, com um triunfo caseiro por 3-0, que geriu tranquilamente em Glasgow (derrota por 2-1).
Para disputar pela primeira vez na história a principal competição de clubes, ainda era necessário superar um "inacessível" Sevilha e a resposta foram dois triunfos: 1-0 em casa e sensacionais 4-3 em Espanha.
A fase de grupos começou como um "pesadelo" (0-6 com o Arsenal, em Londres, e 0-3 na receção ao Shakhtar Donetsk), mas seguiram-se três triunfos (dois com o Partizan e um com os londrinos, batidos 2-0 na "pedreira"), que garantiram, desde logo, um lugar na Liga Europa.
Na segunda prova da UEFA, o Sporting de Braga não se assustou com o favoritismo e afastou o Lech Poznan (0-1 fora e 2-0 em casa), para, depois, superar o "gigante" Liverpool (1-0 em casa e 0-0 em pleno Anfield Road).
O novo capítulo da "missão impossível" dá pelo nome de Dínamo de Kiev, segundo classificado da Liga ucraniana (após 23 de 30 jornadas), com 49 pontos, menos 12 do que o campeão em título Shakhtar.
A equipa lusa está em excelente momento, tendo mesmo ascendido no fim de semana ao terceiro lugar da Liga portuguesa (venceu o Beira-Mar por 2-1, em Aveiro), mas os ucranianos também têm estado muito bem.
NO RELVADO
No portal de futebol chamado Relvado, o análise tem como título uma pregunta : é o Braga o terceiro grande?. E a resposta é este apontamento :
"Na tabela classificativa da Liga, o Braga alcançou o terceiro lugar nesta 25ª jornada do campeonato, depois de vencer o Beira-Mar, ficando assim à frente do Sporting. Na Liga Europa, está nos quartos de final, tal como o FC Porto e o Benfica, onde vai defrontar o Dínamo Kiev. E, se tivermos em conta as estatísticas - nos dez jogos realizados entre o clube ucraniano e as equipas portuguesas, o Dínamo sofreu sete derrotas e venceu três vezes - e a boa fase que os minhotos atravessam, é bem possível que consigam passar esta eliminatória.
A nível mundial, segundo o ranking anual da Federação de História e Estatística do Futebol, os minhotos ocupam a 41ª posição, subindo 25 posições. O FC Porto, que ocupa a 4ª posição, é o melhor de Portugal, mas o Braga está à frente do Benfica e do Sporting. Ou seja, aos poucos e poucos, vai-se acentuando a entrada da equipa minhota entre os "grandes", algo que se deve às duas boas temporadas da equipa no campeonato nacional - em particular o ano passado - e além fronteiras, onde tem vindo a fazer história.
A confirmar-se a saída de Domingos para o Sporting, que treinador acham que pode manter a equipa do Minho no bom caminho? É possível ter também em conta o facto de, no final da época, saírem jogadores cruciais, como Sílvio ou Alan.
No campeonato, será que para o ano o Braga vai continuar a impor-se aos "grandes" de Portugal? E na Liga Europa, até onde pode ir este Braga?"
NA UCRANIA
Os defesas Rodriguez e Elderson, ambos lesionados, ficaram de fora da lista de convocados para o encontro de quinta-feira, com o Dínamo de Kiev, relativo à primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. O técnico Domingos Paciência levou no vóo charter os seguintes 18 jogadores:Guarda-Redes: Artur e Cristiano
Defesas: Miguel Garcia, Sílvio, Paulão, Kaká, Aníbal e Dani
Médios: Vandinho, Custódio, Salino, Hugo Viana e Mossoró
Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Paulo César, Lima e Meyong